— As vantagens de um Síndico Profissional

Durante muitos anos no Brasil a prática de ter um “síndico morador” era recorrente, comum e, em alguns casos, benéficas para essa pessoa, afinal, ficava “livre” de pagar o condomínio em prol do todo, dedicando seu tempo para sanar e atender as necessidades dos moradores daquele edifício. Mas a correria do dia a dia, a necessidade de estar presente em compromissos pessoais e profissionais, começou a mudar a realidade dos edifícios do país.

Ao invés do “síndico morador”, agora existe o síndico profissional, categoria que vem se tornando cada vez mais importante frente ao crescimento dos empreendimentos imobiliários verticais que são inaugurados em nosso território. Mas a grande questão que fica é: Vale a pena ter esse profissional? E por quê?

As principais características e virtudes de um síndico profissional podem ser listadas da seguinte maneira:

IMPARCIALIDADE: adjetivo importante para gerenciar conflitos. Essa qualidade aliada a um bom relacionamento profissional com os moradores tende a acalmar ânimos mais agitados. Também é importante no que tange as relações com os prestadores de serviço, atuando como um gestor de recursos e cobrando resultados a todo o momento;

EXPERIÊNCIA: um síndico profissional é uma pessoa treinada para entender e prestar a assessoria que um edifício, em suas varias interfaces, precisa. Ter um funcionário com experiência e conhecimento é fundamental para o bom aproveitamento de tudo que um prédio/condomínio pode oferecer;

DOMÍNIO DAS EXIGÊNCIAS LEGAIS: o profissional sabe quais laudos, documentos e licenças precisam estar em dia e de como obtê-las em casos específicos, gerando mais segurança e estabilidade ao condomínio.

Contar com a presença de um profissional como esse é ter a segurança de que as obrigações do condomínio estarão em dia e que a gestão de todos os interesses e acontecimentos será feita de maneira consciente e justa para todos.

Rafael Figueiredo