Manutenção de Piscina

A chegada do verão proporciona que um condômino possa utilizar melhor o espaço de seu prédio onde, nada mais é, a extensão de sua casa. Academia, piscinas, áreas comuns, entre outras, são as mais frequentadas. Desses ambientes, as piscinas são as que demandam mais atenção, afinal, a manutenção precisa ser feita com cuidado para não machucar ninguém e, ao mesmo tempo, manter a boa qualidade da água.

Para compreender um pouco melhor a dinâmica para solução de problemas e procedimentos que possam ser tomados, o diretor da Figueiredo SíndicoRafael Figueiredo, fala sobre o tema:

Como se dão as manutenções das piscinas dos condomínios?
Em condomínios menores, onde normalmente os moradores não utilizam a piscina, o zelador recebe um acréscimo no salário para fazer a limpeza e manutenção, entretanto em condomínios maiores e principalmente nos mais novos, o síndico contrata uma empresa especializada no serviço.

As piscinas estão cada vez mais modernas que exigem conhecimento específico, por exemplo, com bordas infinitas, aquecimento, banho de cromoterapia, deck molhado e até ilhas de jardim. A empresa de manutenção deverá analisar uma série de quesitos, entre eles, avaliação temporária do ph e alcalinidade da água, a cloração, aplicação de algicida e claricida, avaliação do filtro e sua areia, bombas, etc.

Esta manutenção é muito importante, principalmente com a chegada do verão.

Em que horários costumam acontecer?
Nos condomínios é usual fazer bem cedo e algumas vezes na semana, conforme o volume de água e utilização.

Algum cuidado precisa ser tomado?
O ph desregulado é um item muito importante. Poderá ressecar cabelos, deixar os olhos vermelhos e causar coceiras na pele. Em piscinas aquecidas, este controle deverá ser mais rígido, pois a proliferação de contaminantes é mais rápida.

O síndico tem que acompanhar o processo? Qual tipo de orientação ele recebe do conselho do prédio?
O síndico deverá contratar uma empresa idônea e qualificada para o serviço. O acompanhamento da manutenção é feita pelo zelador.

Como funcionam as regras, de maneira geral, para as piscinas em condomínios?
Algumas regras são gerais, por exemplo, proibição de protetores, bronzeadores, objetos cortantes (principalmente garrafas e copos de vidro), entrar de roupa, boias e comidas. Entretanto alguns itens variam de condomínio para condomínio, por exemplo, horário de funcionamento ou se o condômino pode levar visitante.

Qual é a temperatura ideal de uma piscina de condomínio?
Esta é uma pergunta bastante difícil, visto cada um ter uma sensação térmica diferente do outro. Para a prática da natação, é aconselhável a temperatura entre 25 e 28º. Para o lazer, entre 29°C e 30°C. e para spas e hidromassagem até 32°C. Lembrando que o síndico deverá conhecer o público frequentador da piscina, a fim de definir a melhor temperatura.

Rafael Figueiredo