07 jun Sindicância Profissional: Tudo Que Você Precisa Saber Para Atuar Na Área
Mudar o segmento de atuação, nos dias que vivemos hoje, é uma decisão difícil de ser tomada. Entretanto, quando um profissional decide enveredar por um novo caminho, é preciso se aprofundar no tema e estuda-lo de maneira profissional, dedicada e interessada para, assim, desenvolver suas atividades da melhor maneira possível.
Com a sindicância profissional, segmento que vem ganhando adeptos e destaque no mundo contemporâneo, não é diferente.
Visando aprimorar cada vez mais as habilidades como síndico profissional, Rafael Figueiredo, diretor da Figueiredo Síndico, concluiu mais um curso de capacitação, o Síndico Profissional e Administração de Condomínios, ministrado por Sérgio Craveiro, proprietário / diretor da Shadai Consultoria.
E algumas dúvidas e lições podem ser esclarecidas nessa rápida lista de perguntas e respostas sobre a sindicância profissional, área que promete crescer ainda mais nos próximos anos.
1) Quais as principais disciplinas abordadas nesse curso?
R:
- Lei do Condomínio – Legislação 4591 de 16 de dezembro de 1964 e Novo Código de Processo Civil;
- Legislação do Síndico;
- Manutenções e Inspeções Periódicas;
- Despesas e Fundos;
- Aulas Práticas de Demonstrativos Condominiais (como fazer e entender um demonstrativo de um edifício / condomínio) e
- Aulas Práticas de R.H. e Legislação Exclusiva para Funcionários de Edifícios – (acompanhamento das normas do Sindicato da categoria em conjunto com CLT).
2) Como essa experiência vai ajudar no dia a dia? Quais os principais conhecimentos que este curso vai agregar à sua rotina de trabalho?
R: Vai ajudar a executar as tarefas conforme a legislação vigente e boas práticas do mercado, sempre visando entregar um serviço de qualidade. O Sérgio passa muita situação real do dia a dia.
O conhecimento da área jurídica (Código Civil art. 1331 a 1356 e Lei 4591/64) vai ajudar muito a trabalhar conforme a lei e a experiência que ele passou do que fazer em relação a algumas cobranças de alguns condôminos.
3) É fundamental fazer o curso para ser um síndico profissional ou dá para encarar o desafio sem essas orientações?
R: Para atuar na área não é necessário ter diploma. Qualquer pessoa pode se tornar um síndico, entretanto quanto mais conhecimento a pessoa tiver, melhor e mais fácil será a execução das suas tarefas, além, claro, de executar os trabalhos com mais qualidade e intensidade.
4) O que te surpreendeu dentro desse curso?
R: O Sérgio Craveiro é um profissional com bastante conhecimento da área e domínio do que fala, me surpreendeu que muitos se aventuram a ser síndico sem saber quais são as responsabilidades civil e criminal, direitos e deveres.
Por exemplo, não sabem que precisa ter conhecimento na área jurídica, engenharia, contabilidade, relacionamento interpessoal, comunicação, etc.
6) Qual área do conhecimento você sentiu que se especializou mais dentro do curso?
R: Área jurídica, atuando conforme a legislação e as responsabilidades do síndico, o que pode ou não fazer dentro do condomínio. Além disso, foi explicado a importância das assembleias e como agir quando os condôminos querem fazer algo que não respeita a convenção. Esse tipo de conhecimento é fundamental para melhorar o serviço prestado.
Rafael Figueiredo